VEJA TAMBÉM

VEJA TAMBÉM
Vídeo RELATO DO MEU PARTO

Campanha Pinkme e Outubro rosa


Combate ao Câncer de Mama

Pinkme e Outubro Rosa
é uma campanha em prevenção ao câncer de mama e útero
Vamos aderir esta campanha!!!!



Câncer de mama o que é?


Todo câncer se caracteriza por um crescimento rápido e desordenado de células, que adquirem a capacidade de se multiplicar. Essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos (câncer), que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. O câncer também é comumente chamado de neoplasia.
O câncer de mama, como o próprio nome diz, afeta as mamas, que são glândulas formadas por lobos, que se dividem em estruturas menores chamadas lóbulos e ductos mamários. É o tumor maligno mais comum em mulheres e o que mais leva as brasileiras à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Segundo a Estimativa sobre Incidência de Câncer no Brasil, 2010-2011, produzida pelo Inca, o Brasil terá 500 mil novos casos de câncer por ano. Desses, 49.240 mil serão tumores de mama.
O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima dessa idade sua incidência cresce rápida e progressivamente. É importante lembrar que nem todo tumor na mama é maligno e que ele pode ocorrer também em homens, mas em número muito menor. A maioria dos nódulos (ou caroços) detectados na mama é benigna, mas isso só pode ser confirmado por meio de exames médicos.
Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, isto é, quando o nódulo é menor que 1 centímetro, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Tumores desse tamanho são pequenos demais para ser detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia. Por isso é fundamental que toda mulher faça uma mamografia por ano a partir dos 40 anos.

FAÇA O AUTO EXAME
IMPORTANTE:

- Durante a palpação da mama, observe o surgimento de nódulos, note sua consistência, mobilidade, limites, localização, tamanho.

- A dor também deve ser considerada, embora não seja freqüente em casos de câncer de mama

- Nódulos que surgem antes da menstruação e desaparecem após a mesma, geralmente não têm valor clínico importante.

- O uso de anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal, período pré menstrual, amamentação, gestação e aborto recente podem influenciar e dificultar a identificação de nódulos.


NO ESPELHO

Coloque as mãos na cintura e observe o formato, tamanho e contorno de suas mamas (observe se estão iguais, simétricas). Veja se existem pregas, depressões ou alterações na pele da mama, aréola e mamilo. 
Coloque as mãos para o alto e fique atenta aos mesmos sinais de igualdade da pele já descritos.
É uma oportunidade única de observar sua simetria mamária. Observe se as mamas estão alinhadas, assim como as aréolas e mamilos. Eles deverão sempre estar na mesma linha. Observe se o sutiã faz marca só em uma mama, e qual é o local para verificar se há edema (inchaço).
NO CHUVEIRO
Ensaboe bem as mamas e axilas, deste modo suas mãos percorrerão melhor e facilitará o exame. Coloque o braço atrás da nuca, coluna reta e com a ponta dos dedos percorra todas as áreas da mama em movimentos circulares de fora para dentro, procurando por espessamentos ou caroços. Use a mão direita para examinar a mama esquerda e vice-versa. Você também poderá realizar esse exame fora do chuveiro, com maior atenção.
MOVIMENTOS CIRCULARES

Devem ocorrer da parte externa superior da mama (perto da axila) em direção ao mamilo, de modo firme, mas delicado.
MAMILOS E ARÉOLAS

Pressione suavemente os mamilos e observe com cuidado a presença de secreções e a presença de lesões na sua pele sensível, assim como nas aréolas.
AXILAS

Elas também fazem parte do tecido mamário, e devem ser examinadas do mesmo modo que as mamas. Realize movimentos circulares da mama para axila, observando a presença de caroços na região.
DEITADA

Coloque um apoio sob o ombro direito (pode ser um travesseiro ou toalha) e a mão direita atrás da cabeça. Examine sua mama direita com a mão esquerda, repetindo os movimentos circulares.
Repita esse passo com o lado esquerdo.
obs; informações do site 

MONUMENTOS QUE ADERIRAM A CAMPANHA

VODÊ PODE VERIFICAR OUTRO MONUMENTOS NESTE LINK : http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2012/10/monumentos-e-predios-publicos-de-vitoria-aderem-ao-outubro-rosa.html





Aguardem tutorial de make da Campanha, beijos

18 comentários:

  1. O Cristo Redentor rosa, ficou lindo.
    Realmente é um ótimo alerta.

    Beijos

    Mari do Like a Make

    ResponderExcluir
  2. Que bom o seu post, acabei de conhecer e de cara achei super informativo, e super legal. Nós blogueiras, temos essa missão de informar e não só informação de beleza e sim de saúde. Parabéns

    Seguindo seu blog linda, se quiser passa no Você Vaidosa.
    http://vocevaidosaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Super importante é sempre bom lembras as mulheres sobre a prevenção na correria do dia a dia vamos deixando passar e ai pode ser tarde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa correria que faz com que não nos cuidemos direito, beijosssss

      Excluir
  4. É muito importante a consciência da mulher, mas devemos nos preocupar tbem em ensinar nossas meninas desde cedo!
    bjim, otima semana, ótimo alerta!

    Dé@

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o post, é sempre bom que todas tenham informação sobre um coisa tão importante.
    lepetitblondie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ótimo amiga! Por mais que saibamos é sempre muito bom reforçar, repetir, não podemos esquecer e descuidar.
    Adorei seu post, linda!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. ótimo post é muito importante a prevenção!
    beijinhos
    http://anaclaudiac.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa amada, que post maravilhos esse em!!! Adorei viu muito boa suas dicas bjim

    ResponderExcluir

ANUNCIANTES

Tecnologia do Blogger.
Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota