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ALIMENTAÇÃO NO INVERNO

Ola pessoal, nesta semana irei falar um pouco sobre as comidinhas de inverno que tanto nos
tentam na estação mais fria do ano. São bolinhos, docinhos, muito chocolate quente, feijoada
e tantos outros pratos que fica difícil resistir.

Mas primeiramente gostaria que soubessem que a vontade de comer alimentos mais calóricos no inverno é um processo fisiológico decorrente da necessidade do nosso organismo de se manter aquecido, pois as calorias oriundas dos alimentos geram de alguma forma calor ao nosso corpo.

E é devido justamente a esse frio que nos acomodamos, e que a preguiça bate a porta. Porém é de extrema importância mantermos uma atividade física de freqüência regular para obter todos os benefícios comprovados do exercício físico. Mas lembrem-se sempre de aquecer bem o corpo antes de qualquer atividade!


Uma dica bastante importante para diminuir a quantidade de alimentos consumidos no
inverno é primeiramente questionar-se: “Será que eu realmente estou com fome, ou é só uma
vontade de comer certo alimento?”. Pois diversas vezes nós comemos não porque estamos
com fome, mas sim porque ver tal alimento gerou em mim um desejo de consumi-lo. Essa
questão é primordial e deve ser feita sempre!

Neste inverno abuse dos caldinhos e sopas de legumes e verduras, pois além de serem
menos calóricos do que as frituras, eles oferecem nutrientes como vitaminas e minerais ao
nosso organismo, mas evite adicionar creme de leite, amido de milho, queijos e pães, prefira
acrescentar cebolinha e salsinha, que além de conferir um sabor muito agradável, servirá de
decoração ao prato.


Para diminuir a quantidade de calorias do chocolate quente, use leite desnatado e chocolate
em pó light, se gostar de canela e cravo pode adicioná-los, pois estes ingredientes darão mais sabor a sua bebida.

O mesmo serve para fazer o arroz doce e a canjica: procure usar leite desnatado e não
acrescente o leite condensado, que é muito calórico. Quem gostar também pode acrescentar
canela em pó em cima da sobremesa, o qual irá conferir um sabor maravilhoso.

Para confeccionar a feijoada, procure trocar as peças de carnes gordas por carnes mais
magras. Se você usar contra filé, carne seca e paio, já irá reduzir uma boa quantidade de
gorduras da sua preparação. Não esqueça que o acompanhamento da feijoada é uma boa
couve cortada bem fininha e de sobremesa uma fruta cítrica, como laranja ou abacaxi.

Pessoal, essas são as dicas desta semana! Lembrem-se de que comer é um prazer da
humanidade e não existe um alimento proibido, desde que você saiba a quantidade a ser
consumida, sempre com moderação.

Aproveitem essa estação fria, que é tão gostosa e tende a aproximar as pessoas através do
calor humano! Bom inverno a todos!!!

Dra. Lais Veloso da Silva. - Nutricionista. NProt: 1167-12
 laisvelosodasilva@hotmail.com 

fotos  tiradas do google pesquisa

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