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ALIMENTAÇÃO ADEQUADA PARA A PELE NO INVERNO



Ola pessoal, fico muito feliz com a minha estréia hoje aqui com vocês e virei sempre as segundas feiras para tratar sobre a influência da alimentação no nosso organismo, em especial à pele e cabelo.
Ao desejarmos uma pele saudável, é de extrema importância que tenhamos a consciência de que é necessária uma alimentação balanceada, ou seja, uma dieta que contenha quantidades adequadas de água, vitaminas, minerais, proteínas, lipídeos e carboidratos.
A pele é o maior órgão que possuímos, o qual de estende por todo nosso corpo. Ela é extremamente sensível, pois por ser um órgão protetor, acaba ficando muito exposta aos agentes externos como o frio, o sol, o vento e o sal da água do mar, que podem causar ressecamento, descamações e irritações. Por esse motivo devemos ter um cuidado especial com a pele.
Para que haja uma proteção adequada da pele é necessário combinar cuidados como os hidratantes, protetor solar, ingestão de água e uma alimentação rica em nutrientes.
A vitamina A é um ótimo calmante da pele seca e já escamada, sendo facilmente encontrada em hortaliças da cor verde escura, cenoura, batata doce e abóbora. Já a vitamina E ajuda a pele a reter seus hidratantes naturais e reforça a defesa do organismo contra os raios solares ultravioletas (UV). Algumas fontes são nozes, abacate, gérmen de trigo e brócolis.

A ingestão de água também é muito importante para manter uma pele hidratada, sendo que muitas vezes ela acaba ficando esquecida nas temperaturas mais baixas, pois não sentimos tanta sede. Além da água, é importante também consumir alimentos hidratantes como pepino, melão e melancia que irão conferir um aspecto mais macio à pele de um modo geral.
É fundamental o consumo de alimentos antioxidantes, que são aqueles que combatem os radicais livres e retardam o envelhecimento das células do organismo inteiro, inclusive da pele. Fontes alimentares de antioxidantes são: laranja, uva, mamão, brócolis, morango, frutas vermelhas, espinafre, chás e vinho.
Acima de tudo é importante manter um alimentação balanceada, evitando alimentos muito calóricos e ricos em gorduras e açúcares. Lembrem-se sempre que a chave da boa alimentação é a moderação, e não o exagero!


É fundamental o consumo de alimentos antioxidantes, que são aqueles que combatem os radicais livres e retardam o envelhecimento das células do organismo inteiro, inclusive da pele. Fontes alimentares de antioxidantes são: laranja, uva, mamão, brócolis, morango, frutas vermelhas, espinafre, chás e vinho.
Acima de tudo é importante manter um alimentação balanceada, evitando alimentos muito calóricos e ricos em gorduras e açúcares. Lembrem-se sempre que a chave da boa alimentação é a moderação, e não o exagero!

Dra. Lais Veloso da Silva. - Nutricionista. NProt: 1167-12
 laisvelosodasilva@hotmail.com




obs: fotos tiradas do glogle pesquisa
Amilpraticando.com e
vivabemrs.com

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